Reflexão sobre a JUSTIFICATIVA!
- Graciele Riesenbeck

- 3 de abr. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 4 de abr. de 2020
De acordo com o Dicionário a JUSTIFICATIVA é um substantivo feminino que significa: motivo; razão, causa, argumento ou algo usado para comprovar ou provar a veracidade de um fato, de uma ação praticada.
A algum tempo venho me perguntando e refletindo sobre a justificativa em nossas vidas, no nosso dia a dia, na relação com as outras pessoas, no trabalho, na família. Que peso tem, qual importância, até onde ir com ela? Quando e como devo fazer uso dela, e quando não devo fazer uso dela? Qual o ponto de equilíbrio entre fazer ou não o uso da justificativa? Qual o ponto em que ela ajuda a Harmonizar a minha energia e a do ambiente ao meu redor e qual o ponto em que desarmoniza ambas? Por que temos a necessidade de nos justificar?
Acredito, que a necessidade de se justificar vem da necessidade de sermos perfeitos, não cometer erros, não desagradar os outros. O que começou primeiramente com nossos pais, com a nossa educação que vai passando de geração em geração, e já está enraizado na sociedade, em um padrão que se repete. Ninguém tem culpa de nada, nossos pais muitos menos, devemos honrá-los sempre e agradecer, não fosse eles não estaríamos aqui. Apenas quem sabe, acordar e nos libertar disso, quebrar esse padrão de comportamento para a nossa saúde, para a nossa paz de espírito, para a nossa prosperidade, para o nosso bem estar geral e, diria ainda, para nossa sobrevivência emocional e consequentemente, física, mental e espiritual, já que tudo está interligado.
Pois a única pessoa que devemos satisfação é a nós mesmos, sou eu comigo mesmo. A única pessoa responsável pela minha felicidade, tristeza, alegria, sucesso sou eu mesma, ou seja, tudo que me ocorre de bom ou ruim é responsabilidade minha. Sendo assim, meu único juiz sou eu mesma, uma vez que eu terei que arcar com as consequências dos meus atos. Em outras palavras eu colho o que eu planto. Se eu colho o que eu planto, se eu sou a única responsável pela minha vida, por que justificar meus atos, palavras, gestos, enfim, meu jeito de ser e agir para alguém? Sou eu que tenho que olhar para o que eu planto e sentir se aquilo é condizente com o que eu sinto em meu coração e com o que eu quero. Pois os outros vão sentir e interpretar meu jeito de ser, falar e agir, conforme o que tem dentro de si. E apenas eu sei de mim, o que eu sinto, penso, o que eu já trilhei e o que eu quero. As críticas, os julgamentos, as opiniões, a forma de controlar, a inveja, o ciúme, tudo está ao nosso redor o tempo todo. E se quisermos agradar aos outros e justificar cada ato e palavra que tenha incomodado o outro, deixamos de viver, pois isso é impossível. Por mais que eu queira agradar os outros, querer ser perfeita isso nunca ocorrerá! Sabe por que? Por que o outro é o outro, e eu sou eu. As minhas verdades o meu jeito de ser que é o certo para mim não é para o outro. Então gravem bem esta frase: A ÚNICA PESSOA QUE EU TENHO QUE AGRADAR É A MIM MESMA! DEVO RESPEITO, AMOR E PERDÃO, PRIMEIRO PARA COMIGO! O resto é consequência!
Sendo assim, justificar algo para alguém por que? A outra pessoa não vai entender e vai estar na sua razão. Você apenas perde tempo e energia. Olhe para dentro nesse momento e sinta: se realmente pisou na bola, peça desculpas. Do contrário o outro precisa resolver suas emoções e siga você em paz com as suas.
E como diz uma frase conhecida, mais ou menos assim: “Não se justifique, seus amigos não precisam, seus inimigos não acreditarão, e os tolos não entenderão”.
Então não perca tempo nem energia dando explicações ou justificativas, não queira estar certo. Apenas sinta o que é verdadeiro para você e fica em paz consigo mesmo e com as suas atitudes e ignore as opiniões alheias. Não deixa que nada nem ninguém, diga quem você é ou o que deve fazer, isso cabe a você.
Se fortaleça, bata em seu peito, ergue a cabeça e segue adiante. Pois quando alguém fala algo a você, ele está se olhando no espelho e falando dele mesmo. Coloque essa consciência em prática, se empodere da sua autoestima, se empodere de quem você realmente é! Não deixe que nada nem ninguém lhe diminua, traga para fora essa força que vem de dentro, da sua essência, do ser especial que você é!! É como criar um escudo, uma blindagem para proteger o meu templo interno. Onde apenas eu tenho acesso, e onde nada do que vem de fora me atinja.
E com isso eu também não intervirei na vida do meu próximo, pois estarei preocupada e ocupada em proteger, cultuar e alimentar o meu templo. Realizar os meus sonhos. Pois quando perco tempo me justificando, ou cuidando da vida e do sonho das outras pessoas, estou deixando de lado os meus sonhos.
Se fortaleça, se ame, se respeite, se perdoe, realize seus sonhos e faça acontecer. Acredite e siga em frente. Não espere aprovação, nem elogios externos, se parabenize você mesmo. Aprove ou desaprove você mesmo suas atitudes e aprenda com os erros, mas jamais se culpe, são apenas experiências e aprendizados para nos fortalecer. Não espere nada de ninguém e faça por você, e quando fizer pelos outros que seja uma ajuda para quem realmente queira, não gaste seu tempo e energia querendo ajudar alguém que não quer ou que não cabe a você. Cuidado para não intervir na caminhada do próximo. Ajude apenas quando solicitado, mas não espere recompensa. Faça tudo com amor, mas por você. Se sinta grata em cada atitude, trabalho, vivência, em cada jornada, em cada realização, independentemente dos resultados. Você pelo menos fez algo, ficando na inércia, nada acontece.
Dessa forma, refletindo sobre as inúmeras perguntas que me fiz anteriormente, na minha experiência vivida, a única justificativa que se justifica é aquela necessária nos papéis, na burocracia, nos projetos acadêmicos e outros, na Lei... Enfim, quando se trata de nós, como ser humano que estamos neste momento, a justificativa e as explicações só nos roubam tempo e energia e nos afastam dos nossos sonhos e de ser quem realmente somos. Pois queremos ser o que agrada os outros e não a nós mesmos. E isso é uma violência sem medida contra nós e nossa integridade física, mental, emocional e espiritual, e algo impossível de se alcançar! Pois a famosa frase já nos dá a dica a muito tempo, cabe apenas refletirmos sobre: “Nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos!”
Graciele Riesenbeck (Aratiba/RS, 09 de agosto de 2019)







Comentários